Qual a melhor forma de iniciar uma migração de carreira?

Vinicius Maciel da Silva
4 min readOct 28, 2021

--

A partir de 2020 tivemos uma grande explosão de migração de carreira para a área de tecnologia. Pessoas estão apostando suas fichas em uma área desconhecida em tecnologia, entretanto percebo que não sabem por onde começar.

Olá pessoal! Faz meses que não escrevo né? A vida está corrida demais, mas para ter um contato com vocês, gostaria de bater um papo sério sobre migração de carreira para tecnologia em geral, especificamente o início dela.

Quando eu decidi migrar de carreira para tecnologia em 2020, eu fiz uma vasta pesquisa de escolas para decidir qual escola eu queria estudar, porém, eu acabei optando primeiro por programação, fiz diversas tentativas e não me identifiquei. Após mais pesquisas sobre a área tech, acabei gostando da proposta de UX Design e fiz um curso intensivo na Digital House.

O grande problema veio depois, quando eu finalizei o curso, estava em “êxtase” e queria consumir absolutamente tudo sobre UX, então comprei livros, cursos, queria participar de vários bootcamps e outras coisas.

Contudo, chegaram as contas, no sentido monetário mesmo! Tinha muitos livros na época estavam no plástico, por conta do trabalho não compareci a alguns bootcamps pagos e comprei um curso caro que não tive foco de fazer.

Conclusão! Através do excesso de empolgação e conquistar a vaga JR com urgência, fiquei com excesso de informação e não soube filtrar 😰.

Sendo assim, quero ser aquele que vai falar para vocês o que eu gostaria de ter ouvido aquela época. Então vamos às dicas?!

1. Participe de Lives gratuitas! 👀

Antes de você sair comprando vários cursos caríssimos, nada melhor do que molhar os pés no maravilho mar da tecnologia né? Muitas escolas como: Awari, Digital House, EBAC, entre outras, faz muitas lives falando sobre como funciona o mercado, metodologia do curso e até mesmo você tem a possibilidade de tirar algumas dúvidas com os professores.

Caso você queira abrir o leque de possibilidades, tem muito material no nosso amado YouTube, com certeza tem vídeos falando sobre início de carreira sobre alguma área de tecnologia. 😀

2. Faça networking 🕸

Viu lives, vídeos no YouTube, agora chegou o momento de fazer conexão com pessoas da área, esse momento é decisivo se você quer entrar na área de deseja. É importante que você busque contato com pessoas e níveis diferentes, para ter uma noção geral da área e tomar suas próprias conclusões.

O LinkedIn é a melhor plataforma para esse fim, mas também grupos de Facebook é um ótimo início.

3. Udemy é seu melhor amigo 🤝

Agora que você escolheu sua área, o melhor início é fazer cursos gratuitos ou barato, e para esse fim a Udemy é a melhor plataforma de cursos que temos atualmente, em vários momentos do ano tem promoções.

Aproveita que a Black Friday irá iniciar mês que vem e compre uns cursos ;D.

Deixo uma dica dos cursos gratuitos da FIAP, são muito bons e tem muita qualidade. (Segue o link abaixo).

4. Agora sim! Qual escola eu entro? 🏫

Cursos de transição de carreira de longos períodos são caros e isso é fato, então é aqui que você precisar ter o maior cuidado, pois cada escola tem uma metodologia de aula, mas qual combina contigo?

Então não fique com receio de pesquisar em várias escolas, pergunta para ex-alunos como é foi o curso, pontos fortes e fracos, preço e outros coisas que você julgar interessante.

5. O curso não é Noé 👴🏽

Ter o diploma de cursos é muito gratificantes, entretanto não são eles que vão garantir um emprego na área de tecnologia, o que chama atenção para os recrutadores é o seu portfólio e o que você sabe fazer.

Então se terminar o curso intensivo, continue estudando, pois, se você entrou em tecnologia, é um fato que você vai continuar estudando a todo momento.

Se você chegou até aqui, lhe desejo muita boa sorte em qual área de tecnologia você quer entrar. Eu fico a disposição caso queira saber mais sobre UX Design, bora fazer uma troca! 😁 (segue meu linkedinho).

Boa sorte na migração e confie no processo!

--

--

Vinicius Maciel da Silva
Vinicius Maciel da Silva

Written by Vinicius Maciel da Silva

Récem migrado para UX Design, buscando o desenvolvimento na área. Atuando como professor assistente em UX na Digital House.

No responses yet